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XVI ENAPET - Goiânia/GO

07/09/2011 21:53

 

 

No mês de julho de 2011 aconteceu o XVI ENAPET (Encontro Nacional de Grupos do Programa de Educação Tutorial) em Goiânia, capital do estado de Goiás, no Campus Colemar Natal e Silva (Campus I) da Universidade Federal de Goiás (UFG), nos dias 12 a 16 de julho. Participaram do evento 3 de nossos bolsistas: Denize Anjos, Marcelo Gomes e Tamires Oliveira. O tema central escolhido foi ‘Diversidade Cultural e Integração do Conhecimento’. A organização do evento está sob a responsabilidade dos grupos PET da UFG (Nutrição, Engenharia de Alimentos, Enfermagem e Enfermagem Jataí, Matemática, Geografia, Biologia, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica, Licenciatura Intercultural Indígena e PET CCG - Campus da Cidade de Goiás), do PET Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás e do PET Biologia, do Instituto Federal Goiano, Campus de Urutaí (GO).

O ENAPET é um encontro que congrega todos os grupos PET do Brasil, que em 2011 congrega 9.854 alunos e 758 tutores, distribuídos por todo território nacional. Dessa forma, esse evento traz para a UFG e ao estado de Goiás uma visibilidade nacional no âmbito da educação tutorial, razão pela qual cabe à UFG e demais órgãos estaduais e federais, o apoio e custeio visando à concretização do XVI ENAPET.

O ENAPET é um espaço para debater e destacar a presença dos grupos tutoriais nos cursos de graduação e sua importância para o crescimento acadêmico, na sua tríade ensino, pesquisa e extensão, afirmando os esforços contínuos do MEC para a melhora do ensino no país, considerando o PET um elemento multiplicador dentro da instituição na qual está vinculado. Nesse contexto, também não podem ser negligenciadas as discussões sobre o andamento e as ações dos grupos PET de todo país. Dessa forma, o ENAPET é um evento nacional de cunho fundamental para a melhoria do ensino, pesquisa e extensão das universidades brasileiras.”

 

Confira as fotos na nossa galeria!

Para maiores informações sobre tudo o que aconteceu no evento acesse a página do CENAPET: cenapet.adm.feis.unesp.br

PROJETO MENTOR APRENDIZ

07/09/2011 21:43

 

 

A mentoria é composta pela relação entre mentor e mentorado. A mentoria para Kram (1985) pode ser conceituada como um relacionamento que se estabelece entre um adulto jovem, menos experiente, e um adulto mais velho, com avançada experiência e conhecimento, que ajuda o mais jovem a aprender a navegar no mundo do trabalho (KRAM, 1985). O adulto jovem recebendo mentoria é freqüentemente referido como mentorado. Por sua vez, as funções da mentoria são aqueles aspectos da relação que asseguram não só o crescimento pessoal, mas também o progresso na carreira. Juntas, essas funções ajudam os indivíduos a enfrentarem os desafios de cada estágio de suas carreiras (KRAM, 1985).

 
 
As funções de carreira dizem respeito aos aspectos da relação que garantem a aprendizagem dos papéis que o indivíduo assume profissionalmente. Essas funções representam os aspectos da relação mais ligados à organização e incluem: patrocínio, exposição-visibilidade, coaching, proteção e tarefas desafiadoras.
 
 
Já, as funções psicossociais constituem aqueles aspectos da relação que aprimoram o senso de competência, clareza de identidade e efetividade no desempenho do papel profissional (KRAM, 1988). Estas funções incluem os ítens: servir de modelo apropriado de atitudes, valores e comportamento; comunicar aceitação e confirmação; oferecer aconselhamento nas ansiedades e nos medos e interagir informalmente demonstrando amizade ao mentorado (NOE, 1988).

Os jovens formam o conjunto de pessoas que, efetivamente, pressiona a economia para a criação de novos postos de trabalho. A população jovem do País constitui-se em um público alvo de uma gama de estratégias que são voltadas exclusivamente para este grupo. Por sua vez, são também esses mesmos jovens que estão expostos às mais elevadas taxas de mortalidade por causas externas. O segmento de jovens de 15 a 24 anos de idade é um recorte etário que requer especial atenção por parte dos responsáveis diretos pelo planejamento nacional (IBGE, 2009a).
 
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE, 2009b) apontam um total de 12.557 alunos matriculados no ensino médio na Zona da Mata Pernambucana em 2008, respectivamente nas cidades de Camaragibe-PE (8.116 alunos) e São Lourenço da Mata-PE (4.441 alunos).  Na cidade de Camaragibe os alunos estão distribuídos em vinte (20) escolas do ensino médio, sendo: 16 escolas públicas estaduais e 04 particulares. A cidade de São Lourenço da Mata contempla na sua rede escolar 07 escolas de ensino médio, sendo dessas: 04 escolas públicas estaduais, 01 escola pública federal e 02 escolas privadas (IBGE, 2009b).

 

  • OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral
 
 
Potencializar a iniciação profissional e a empregabilidade dos alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas localizadas na Zona da Mata pernambucana para ingressar no mercado de trabalho.
 
2.2. Objetivos Específicos
  • Conhecer a contribuição da Mentoria e suas principais funções, descritas na literatura, na iniciação profissional de alunos de comunidades populares urbanas utilizando para isto o grupo de alunos da graduação da UFPE como “Mentor Aprendiz”.
  • Conhecer os aspectos facilitadores e dificultantes para iniciação profissional dos alunos de 3º do ensino médio;
  • Conhecer as principais qualificações e conhecimentos profissionais demandados pelas empresas localizadas na Zona da Mata Pernambucana; 
  • Promover ações de capacitação profissional que facilitem a inclusão dos alunos do ensino médio no mercado de trabalho utilizando para tal propósito conhecimentos multidisciplinar dos alunos da UFPE (Administração, Secretariado, Hotelaria, Ciências Contábeis, Serviço Social e Pedagogia).
 REFERÊNCIAS
________________________
GUEIROS, Mônica. M. B. Aprendendo nas Teias da Mentoria: um estudo sobre as interações de desenvolvimento profissional construídas pelos dirigentes de educacionais em faculdade de ensino superior privada. Salvador, 2007. Tese (Doutorado em Administração) – Núcleo de Pós-Graduação em Administração-NPGA, Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
GUEIROS, Mônica M. B. Os significados compartilhados sobre a aprendizagem dos professores-dirigentes de faculdade privada de ensino superior. Anais do 31o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, RJ: set, 2007.
 
IBGE.  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2009a. acesso em 04 abr. de 2009.
 
IBGE.  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2009b. acesso em 05 de agosto de 2009.
KRAM, Kathy E. e ISABELLA, Lynn A. Mentoring Alternatives: The Role of Peer Relationship in Career Development. Academy of Management Journal, vol. 28, n.1, p.110 -132, 1985.
 

KRAM, Kathy E. Mentoring at Work. Lanham: University Press of America, 1988.

Histórias de Vida: Os outros

07/09/2011 21:41

 

 

Documentário exibido na capacitação "Histórias de Vida", O Documental "Os outros" foi construído seguindo como fio condutor a historia de Alcides. 
 
Um filho de catadora de papel que conseguiu superar os mais terríveis obstáculos e se destacou na imprensa nacional após ter passado em primeiro lugar no vestibular para o curso de Biomedicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Mas apesar de toda esperança que foi depositada em sua determinação, Alcides foi mais uma vitima da violência e assassinado como milhares de jovens no Brasil.

Nesse documentário tentamos encontrar "os outros" tantos Alcides que vivem por ai, lutam e sonham em superar seus próprios obstáculos e não ser mais uma vitima do sistema e da violência brutal que existe no Brasil.

Vida Maria

07/09/2011 20:52

 Vídeo exibido em uma de nossas capacitações, mostra a dura realidade da educação das crianças e o seu reflexo na vida de adulto, tornando-se um ciclo nas gerações das famílias no contexto interiorano nordestino, mas a situação acontece também nas grandes cidades e demais regiões. Em pleno século XXI, existem pessoas que não evoluíram, continuam reproduzindo a vida que pai e mãe tiveram, se queixam da vida mas não são capazes de mudar a sua história. Vale a pena conferir!

 

Programa de Educação Tutorial: O que é?

07/09/2011 20:42

 

 

O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:

 

  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  • Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.

  • Estimular a vinculação dos grupos à áreas prioritárias e à políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.

 

Palavras-chave

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