PROJETO MENTOR APRENDIZ

07/09/2011 21:43

 

 

A mentoria é composta pela relação entre mentor e mentorado. A mentoria para Kram (1985) pode ser conceituada como um relacionamento que se estabelece entre um adulto jovem, menos experiente, e um adulto mais velho, com avançada experiência e conhecimento, que ajuda o mais jovem a aprender a navegar no mundo do trabalho (KRAM, 1985). O adulto jovem recebendo mentoria é freqüentemente referido como mentorado. Por sua vez, as funções da mentoria são aqueles aspectos da relação que asseguram não só o crescimento pessoal, mas também o progresso na carreira. Juntas, essas funções ajudam os indivíduos a enfrentarem os desafios de cada estágio de suas carreiras (KRAM, 1985).

 
 
As funções de carreira dizem respeito aos aspectos da relação que garantem a aprendizagem dos papéis que o indivíduo assume profissionalmente. Essas funções representam os aspectos da relação mais ligados à organização e incluem: patrocínio, exposição-visibilidade, coaching, proteção e tarefas desafiadoras.
 
 
Já, as funções psicossociais constituem aqueles aspectos da relação que aprimoram o senso de competência, clareza de identidade e efetividade no desempenho do papel profissional (KRAM, 1988). Estas funções incluem os ítens: servir de modelo apropriado de atitudes, valores e comportamento; comunicar aceitação e confirmação; oferecer aconselhamento nas ansiedades e nos medos e interagir informalmente demonstrando amizade ao mentorado (NOE, 1988).

Os jovens formam o conjunto de pessoas que, efetivamente, pressiona a economia para a criação de novos postos de trabalho. A população jovem do País constitui-se em um público alvo de uma gama de estratégias que são voltadas exclusivamente para este grupo. Por sua vez, são também esses mesmos jovens que estão expostos às mais elevadas taxas de mortalidade por causas externas. O segmento de jovens de 15 a 24 anos de idade é um recorte etário que requer especial atenção por parte dos responsáveis diretos pelo planejamento nacional (IBGE, 2009a).
 
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE, 2009b) apontam um total de 12.557 alunos matriculados no ensino médio na Zona da Mata Pernambucana em 2008, respectivamente nas cidades de Camaragibe-PE (8.116 alunos) e São Lourenço da Mata-PE (4.441 alunos).  Na cidade de Camaragibe os alunos estão distribuídos em vinte (20) escolas do ensino médio, sendo: 16 escolas públicas estaduais e 04 particulares. A cidade de São Lourenço da Mata contempla na sua rede escolar 07 escolas de ensino médio, sendo dessas: 04 escolas públicas estaduais, 01 escola pública federal e 02 escolas privadas (IBGE, 2009b).

 

  • OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral
 
 
Potencializar a iniciação profissional e a empregabilidade dos alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas localizadas na Zona da Mata pernambucana para ingressar no mercado de trabalho.
 
2.2. Objetivos Específicos
  • Conhecer a contribuição da Mentoria e suas principais funções, descritas na literatura, na iniciação profissional de alunos de comunidades populares urbanas utilizando para isto o grupo de alunos da graduação da UFPE como “Mentor Aprendiz”.
  • Conhecer os aspectos facilitadores e dificultantes para iniciação profissional dos alunos de 3º do ensino médio;
  • Conhecer as principais qualificações e conhecimentos profissionais demandados pelas empresas localizadas na Zona da Mata Pernambucana; 
  • Promover ações de capacitação profissional que facilitem a inclusão dos alunos do ensino médio no mercado de trabalho utilizando para tal propósito conhecimentos multidisciplinar dos alunos da UFPE (Administração, Secretariado, Hotelaria, Ciências Contábeis, Serviço Social e Pedagogia).
 REFERÊNCIAS
________________________
GUEIROS, Mônica. M. B. Aprendendo nas Teias da Mentoria: um estudo sobre as interações de desenvolvimento profissional construídas pelos dirigentes de educacionais em faculdade de ensino superior privada. Salvador, 2007. Tese (Doutorado em Administração) – Núcleo de Pós-Graduação em Administração-NPGA, Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
GUEIROS, Mônica M. B. Os significados compartilhados sobre a aprendizagem dos professores-dirigentes de faculdade privada de ensino superior. Anais do 31o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, RJ: set, 2007.
 
IBGE.  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2009a. acesso em 04 abr. de 2009.
 
IBGE.  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2009b. acesso em 05 de agosto de 2009.
KRAM, Kathy E. e ISABELLA, Lynn A. Mentoring Alternatives: The Role of Peer Relationship in Career Development. Academy of Management Journal, vol. 28, n.1, p.110 -132, 1985.
 

KRAM, Kathy E. Mentoring at Work. Lanham: University Press of America, 1988.